Cruz do Morro - Patrimônico Cultural de São Sebastião

Cruz do Morro

No dia 28 de agosto foi instalada a cruz provisória no morro da cruz em substituição a cruz original que foi removida em dezembro de 2019 devido às fortes chuvas. Naquele momento o planejado era restaurar e fixar a cruz em seu devido lugar. Lembrando, que em maio de 2017 a cruz passou por um processo de revitalização, por meio da ação de restauração desse bem cultural, sendo realizada pelos grupos sociais da cidade, com a participação do Chico Metamorfose, Gersion de Castro do Ateliê cactos e Paulo Alaor da Pow Art.

Destaco a importância da patrimonialização desse bem cultural histórico de São Sebastião, já que por meio da sua materialidade e imaterialidade simbólica ela registra a história centenária da região, através das referências culturais locais sobre a missão cruls, a rota dos tropeiros e a diáspora africana. A existência da cruz é um marco histórico da região. De acordo com o administrador Alan Valim ele narra que se deparou com um cruzeiro totalmente deteriorado pelo tempo, com cupins e queimado e não dava para “restaurar do jeito que foi planejado.”

Ressalto que o projeto Sebas Turística já levou mais de 300 pessoas para visitar esse importante patrimônio cultural da cidade e que os movimentos culturais, organizações sociais da cidade, sociedade civil organizada por meio do movimento: “Nós somos a Pedra fundamental” vem articulando, se mobilizando e cobrando dos devidos órgãos competentes a manutenção do local e a volta da cruz original, já que é possível fazer sua restauração com os devidos profissionais.

Atualmente há dois processos sobre o assunto: um para restauração da cruz original e outro para transformá-la em patrimônio material/imaterial do Distrito Federal. Nós da sociedade civil organizada estamos acompanhando o processo pela patrimonialização desse importante marco histórico do DF, já que o Sebas Turística acredita na descentralização do turismo e cultura no DF.

Texto: Aline Karina
Fotos: Mozart Silva

Nenhum comentário

Os comentários nos artigos do blog são, sem dúvida, a principal forma de contato entre o visitante e o autor e deve ser sempre um canal aberto. Comente-o.

Tecnologia do Blogger.